
“Oppenheimer” é um sucesso por onde passa, o longa-metragem biográfico estadunidense, é escrito e dirigido por Christopher Nolan. Lançado em 21 de julho de 2023 pela Universal Pictures, o filme conquistou fãs em todo o mundo, arrecadando mais de 960 milhões de dólares em bilheterias globais.
O filme é baseado em um livro vencedor do Prêmio Pulitzer, escrito pelo jornalista Kai Bird e pelo historiador Martin J. Sherwin. A obra foi lançada em 2005, mas levou 25 anos para ser escrita.
O longa relata a história do estudante de doutorado J. Robert Oppenheimer, (Cillian Murphy) que, após passar muito tempo longe de casa, fica ansioso devido ao trabalho no laboratório, onde estuda com o físico experimental Patrick Blackett ( James D’Arcy). Em um gesto ousado, ele oferece uma maçã envenenada ao cientista visitante Niels Bohr,( Kenneth Branagh) surpreendendo-o com sua inteligência. Bohr, impressionado, recomenda que Oppenheimer estude física teórica na Alemanha, onde ele completa seus estudos em PhD.
Agora formado, o físico trabalha com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, levando à criação de uma bomba atômica.

Um rolo de filme em preto e branco foi criado especialmente para o filme, gravado com câmeras e película, proporcionando uma melhor definição e detalhamento das cenas. A cena da explosão por exemplo, foi realizada sem o uso de computação gráfica, destacando a preferência de Nolan por técnicas práticas sempre que possível.
A narrativa do filme cativa o espectador, despertando sua curiosidade para conhecer o pai da bomba atômica. O longa conquistou uma base de fãs global, deixando um impacto duradouro até os dias de hoje.
Um ponto positivo é o impacto na história do século XX. O desenvolvimento da bomba atômica, mudou o curso da guerra e teve ramificações geológicas duradouras, mostrando a realidade e a veracidade dos fatos, assim fazendo do longa um acerto cinematográfico.
Christopher é um diretor com nuances incríveis, mas falta explorar mais o todo, as emoções e também a vida dos personagens. Assim, o final seria mais emocionante e real para quem assiste.
O filme foi indicado ao Oscar em várias categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Trilha Sonora, entre outras. Com um texto envolvente e impactante continua a ressoar entre os espectadores, deixando um legado na história do cinema.
Disponível no Prime Video, ele proporciona uma oportunidade única para explorar mais sobre a vida desse renomado cientista.