Cine BH recebe Dira Paes e Antônio Pitanga em sua 18° edição.

Na última Sexta feira, aconteceu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a coletiva de imprensa do filme “Pasárgada” exibido no 18º CineBH, evento que promove arte e cultura no estado. O longa marca a estreia da renomada atriz Dira Paes como diretora.

Sempre elegante e atenciosa, Dira respondeu às perguntas da imprensa e participou de um bate-papo ao lado de Antônio Pitanga, que, além de ator, dirige o filme “Malês” que estréia em Novembro nos cinemas.

Em “Pasárgada”, acompanhamos Irene, uma ornitóloga solitária de 50 anos que, durante uma pesquisa na floresta tropical, embarca em uma jornada sensorial de redescoberta dos seus desejos, enquanto enfrenta os dilemas do tráfico ilegal de pássaros silvestres.


Durante a conversa, Antônio Pitanga expressou sua satisfação com “Malês”, que trata da revolta de 1835, protagonizada por negros muçulmanos escravizados no Brasil. “Quero trazer essa história ao primeiro plano”, afirmou. Pitanga também anunciou que “Malês” será exibido como uma minissérie de quatro episódios na TV Globo.


Dira Paes, ao comentar sobre sua experiência na direção de “Pasárgada”, falou sobre os desafios e responsabilidades que enfrentou. “Existe uma liberdade criativa, mas também uma enorme responsabilidade. Eu quis participar de todo o processo, do roteiro à finalização, e agora estou na fase mais desafiadora: exibir o filme para o público.”

Além disso, a Mostra homenageou a cineasta paulista Anna Muylaert, uma das vozes mais marcantes do cinema brasileiro contemporâneo. Ao longo do evento, diversos filmes de Muylaert serão exibidos, tanto online quanto presencialmente. Entre eles, destaca-se seu novo longa O Clube das Mulheres de Negócios, que foi exibido na abertura do evento no dia 24.

O 18º CineBH continua até o dia 29 de setembro, proporcionando uma oportunidade única de imersão no cinema e reforçando a importância do cinema nacional para a indústria, dentro e fora de Minas Gerais.

Deixe um comentário