“Um Completo Desconhecido”, A Cine Biografia de Bob Dylan.

Produção estrelada por Timothée Chalamet chega aos cinemas brasileiros este mês.

Tati Barroso

Ambientado no influente cenário musical de Nova York no início dos anos 1960,”Um Completo Desconhecido” acompanha a ascensão meteórica do músico de Minnesota Bob Dylan, de 19 anos, de cantor folk em bares underground, chegando às salas de concerto e ao topo das paradas, enquanto suas músicas e seu misticismo se tornam uma sensação mundial que culmina em sua inovadora apresentação de rock and roll no Newport Folk Festival em 1965.


O diretor James Mangold, que tem em seu currículo os filmes Indiana Jones e o Chamado do Destino(2023), Ford v. Ferrari(2019) e Logan(2017) lança a cinebiografia do artista Bob Dylan. Estrelado por Timothée Chalamet como o icônico cantor e co-estrelado por Edward Norton como seu amigo e mentor, Pete Seeger.

O diretor optou em contra a história do músico quando jovem, chegando à cena novaiorquina da música folk* e se tornando uma estrela. Ele cobre os anos de 1961 a 1965, apresentando Dylan inocente, sonhador e misterioso, saindo da adolescência até seus vinte e poucos anos. Não se preocupe caso não conheça ou esteja familiarizado com carreira do músico, pois o filme é estruturado e focando nos anos mais importantes de sua carreira.

Está não é a primeira vez que Mangold aborda um filme “baseado em uma história real” ambientado na década de 1960 (Johnny e June: 2005 e Garota Interrompida: 1999). Os detalhes do período também são ótimos. O diretor consegue no transportar para Nova York dos anos 1960 através dos figurinos, cenários e manierismo da época. James é um bom diretor e faz um ótimo trabalho aqui, optando em fugir de uma abordagem estereotipada exagerada do personagem em questão.

Mas o que realmente faz o filme funcionar são as atuações excelentes de todo o elenco. Timothée Chalamet está ótimo como Bob Dylan. Mesmo dividindo opiniões, Timothée assim como em Me Chame Pelo Seu Nome(2017) usa todo o seu talento musical para interpretar o biografado, Chalamet cantou todas as músicas do filme.

Edward Norton está excelente como o cantor e tocador de banjo Pete Seeger. Monica Barbaro faz um trabalho notável como Joan Baez, cantora/compositora de música folk e também interesse amoroso de Bob. Elle Fanning interpreta Sylvie Russo (a única personagem fictícia na trama) uma das namoradas de Dylan. Fanning está em uma de suas melhores atuações.

*A música folk, ou música folclórica, é um estilo musical que se caracteriza por canções transmitidas oralmente e com melodias simples. É um gênero musical popular e antigo que se originou no século XIX.

No século XIX, a música folk era praticada por uma civilização pré-industrial, à margem da produção cultural das grandes cidades Nos anos 60, a música folk foi resgatada como um instrumento de uma geração rebelde, detentora de uma consciência política alinhada à esquerda Artistas como Bob Dylan, Joni Mitchell e Peter, Paul and Mary foram importantes para o desenvolvimento da música folk.

“Um Completo Desconhecido” agrada tanto os fãs, os especialistas em música e também aqueles que querem apreciar um bom filme. E ao sair do cinema vai deixar você querendo um bis.

Deixe um comentário