
Dirigido por Tomás Corredor, “Novembro” estreia dia (30) de Outubro nos cinemas de todo o Brasil. O longa retrata a invasão do Palácio da Justiça colombiano como retrato honesto e pesado de violência e desumanização provocada pela guerra.
A trama se passa em um período difícil da história da Colômbia e aborda temas como o colapso de convicções, o caos social e uma nação à beira do precipício.
O longa teve sua estreia mundial na Discovery Section do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), no Canadá.
Além disso, foi exibido também na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro de 2025, após ter sua estreia mundial na Discovery Section do Festival Internacional de Cinema de.
Um ponto positivo é que a trama sabe emocionar o espectador, explorando bem o enredo, e também enfatizando a dor daquelas pessoas em meio à guerra vivenciada.

A produção conta com a participação de atores como Natalia Reyes, Santiago Alarcon e Juan Prada, que se entregam a produção, dando um show de atuação nas telonas.
A fotografia é um show a parte, com uma proporção de tela próxima ao formato 4:3, assim privilegia dois tipos principais de composição: planos fechados e planos com ampla profundidade de campo, reforçando a sensação de confinamento.
A trilha sonora quase não existe, dando espaço ao silêncio e sofrimento das pessoas, o que transporta o telespectador pra dentro da história, podendo vivenciar aquele momento triste também.

O filme ainda mostra flashbacks do passado, o que contextualiza a história, e deixa inerente a situação vivida pela povo da Colômbia no século XX.
“Novembro” vale muito a pena ser visto nos cinemas. Um retrato forte e comovente de uma sociedade marcada pela violência e pelo medo, ao mesmo tempo em que reforça a importância da liberdade de expressão e da memória coletiva.